Está patente desde o passado dia 17 de Setembro no Espaço Robinson, em Portalegre, a exposição Intervenções arqueológicas na Igreja do Convento de São Francisco, promovida pela Styx.
No âmbito das comemorações do Dia Robinson, inaugurou-se no passado dia 17 de Setembro a exposição Intervenções arqueológicas na Igreja do Convento de São Francisco (link).
Esta exposição, em exibição até 7 de Maio de 2014 no Espaço Robinson – Núcleo da Igreja do Convento de São Francisco, apresenta os resultados das escavações que ali tiveram lugar, onde uma equipa de Antropologia de terreno da Styx participou entre 2007 e 2008.
Entre outros materiais arqueológicos, estão expostos dois esqueletos, de um total de 51 indivíduos exumados, bem como peças anatómicas com diversas lesões, exemplificativas das patologias que aqueles indivíduos portalegrenses que viveram e morreram entre os séculos XIV e XV sofreram. São particularmente relevantes as patologias orais (como cáries severas), osteoartrose, ou espondiloartropatias.