A Antropologia foi o tema da palestra do jantar de comemoração do Dia da Mulher organizado pelo WING.
No passado dia 8 de Março houve um jantar comemorativo do Dia Internacional da Mulher, na Flor de Coimbra organizado pelo WING – Women International Group Coimbra.
Seguindo a tradição destes encontros, previamente ao jantar aconteceu uma palestra, desta vez dedicada à Antropologia, sob o título “Antropologia Física: uma ferramenta para perscrutar o passado através dos ossos” ou “Physical anthropology: a tool to peer into the past through bones”. A palestrante convidada foi uma antropóloga da Styx, Maria Teresa Ferreira, que elucidou acerca das potencialidades, limitações e objectivos da Antropologia física.
A forma como o antropólogo lê os ossos e quais as informações que daí retira foram abordadas. A palestra terminou com dois exemplos de trabalhos antropológicos em que a palestrante participou que, apesar de terem objectivos distintos e os esqueletos recuperados estarem separados por um século e meio, tinham algo em comum: ambos se reportavam a restos esqueléticos de militares. O caso do Convento de São Francisco de Coimbra e o caso das exumações identificação de militares portugueses na Guiné-Bissau no âmbito do programa da Liga dos Combatentes “Preservação de Memórias”.
site WING: http://wingcoimbra.alva-design.com/