Projecto FCG “Poço dos negros”


O projecto "O Poço dos Negros” de Lagos: contributo para a compreensão do tratamento funerário dos escravos africanos nos sécs. XV e XVI está em curso e conta com a participação de novos elementos.

Chegou ao fim o primeiro ano de vigência do projecto “O poço dos negros de Lagos: contributo para a compreensão do tratamento funerário dos escravos africanos nos sécs. XV e XVI”, projecto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian – Serviço de Belas-Artes através do concurso “Projectos de Arqueologia”.

Este projecto visa explorar a informação do registo osteoarqueológico humano com relevância para a história moderna de Portugal, de Lagos e da escravatura, abrangendo trabalhos de análise arqueoestratigráfica, aqueotanatológica, paleobiológica, genética e radiométrica. Os resultados deste projecto virão a ser integrados numa base de dados georeferenciada da Lixeira moderna de Lagos orientada para o estudo detalhado do tratamento funerário reservado aos cativos nos inícios da expansão portuguesa.

De notar que à equipa inicial se juntaram ainda no decurso de 2011 estudantes de 2º Ciclo do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, que nas suas dissertações de mestrado estão a utilizar o material esquelético exumado na Lixeira de Lagos, com vista à investigação de temas específicos e cuja execução não se previra inicialmente neste projecto. Assim, serão agora integrados neste projecto os resultados relativos ao estudo de afinidades populacionais com base no crânio e dos padrões específicos de diagnose sexual através do osso coxal dos indivíduos adultos exumados e sobre o padrão de crescimento dos indivíduos imaturos.